top of page

Batman, Ano um

  • Henrique Kurt
  • 18 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

Lançado em 1987, escrito por Frank Miller e com desenhos de David Mazzucchelli, "Batman Ano Um" foi um arco de história que aconteceu entre as edições 404 a 407 da revista do morcego, e, mais tarde, como todos os arcos que fazem sucesso, foi reimpresso em capa dura como um arco fechado, coisa que acontece até hoje para o bem dos colecionadores, como eu.


Como o nome já diz, esse arco narra o primeiro ano do milionário, playboy e filantrópico, porém não babaca, Bruce Wayne, com o manto do Batman, mas entretanto, a revista não tem enfoque só nele, pois ela começa mostrando a chegada do (na época) tenente James Gordon na cidade de Gotham, logo após ser transferido para a policia extremamente corrupta do lugar, já fazendo um contra ponto, pois ele chega de trem pra ver como a cidade funciona e o Bruce de avião, mostrando que ele ainda não é o herói que conhecemos.


A trama traz o tempo todo esse contra ponto entre Gordon e Bruce, hora focando só em um e hora só em outro, como no inicio, onde Bruce treina em casa e Gordon vê de perto o seu parceiro, detetive Flass, fazendo abuso da sua autoridade, e quando Bruce resolve ir ver como está a cidade ele acaba quase morre, por pura inexperiência. Gordon da um jeito em Flass, mostrando que agora as coisas serão do seu jeito e Bruce percebe que a única forma pra acabar com o crime é através do medo, e ele precisa de um símbolo que represente isso, surge então, o Batman.


Aí que vemos a qualidade narrativa do Frank Miller por toda a historia: enquanto vemos o Batman crescendo como lenda e vemos Gordon crescendo como policial, enquanto lida com problemas de relacionamento com sua mulher grávida por conta de seu excesso de trabalho, ao mesmo tempo que tem o dever de caçar o morcego a mando do comissário Loeb, que está envolvido com a máfia da família Falcone. Essa caçada foi a que gerou a cena icônica do Batman fugindo entre os morcegos da Swat, copiada pelo Nolan em Batman Begins.


Essa caçada que inspirou Selina Kyle a deixar de fazer serviços pra canetões e virar uma ladra muito sexy vestida de gatinha e deixar uma cicatriz na cara do Carmine Falcone, o chefão da máfia de Gotham. Depois disso acontece uma perseguição do Gordon junto com o morcego, numa ação da máfia de acabar com o Gordon, onde no final o Batman salva o seu filho que acabara de nascer.



No fim "Batman Ano Um" é mais uma historia sobre James Gordon do que sobre o morcego, contando todo o seu drama e conflito de ideologia e como ele tem que lidar com a cidade e a policia corrupta, com o Batman surgindo no meio disso tudo. Esse foi meu primeiro texto nessa bodega e espero poder escrever mais sobre quadrinhos, principalmente os dos Batman (que sou bitch), então fique ai com uma imagem do Batman com um lightsaber lutando com um tubarão, por que cara, isso é muito foda.




 
 
 

Comments


bottom of page